terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Loveless

----------------------------------------------------------Lady Kamnuminas
Temática: 

Ritsuka e Soubi
Loveless, que em inglês significa “sem amor”, trata-se de um roteiro com uma narrativa densa e bastante complexa, o enredo pertence aos gêneros Shonen-Ai (relacionamento romântico entre um homem e um garoto) e ao drama denominado Josei (voltado para um público adulto feminino). Aborda em sua trama temas como dramas pessoais, romance proibido, moral e ética; Loveless foca no poder que as palavras possuem sobre a criação de nossa realidade, a força invisível que a família exerce sobre a mente das pessoas e ainda a perda da inocência sob um ponto de vista bastante intrigante. 

Apesar de se tratar de um desenho, contem cenas de violência e relacionamento homossexual implícito, além de uma alta dose de emoções reprimidas, sendo uma trama bem forte do ponto de vista da psicologia humana. 


Soubi quando mais jovem
Mangá: 

Loveless é um mangá de fantasia escrito e ilustrado por Yun Koga mensalmente lançado na revista japonesa Comic Zero Sum por Ichijinsha; mais tarde em Novembro de 2009 devido ao seu sucesso foi reunido em nove tankōbons. Cada volume do mangá foi publicado em duas versões, sendo que uma era a edição regular e a outra uma edição limitada com outra capa e alguns extras como um Booklet, ou seja, uma mini-estória exclusiva denominada Ko-Loveless, estas estórias extras não interferiam com a trama original, porém traziam várias informações adicionais sobre os personagens.

O Animê: 

A versão em Animê conta com 12 episódios adaptados pelo estúdio J.C.Staff, que eram transmitidas após a meia noite na TV Ashi e ABC do Japão entre Abril e Junho de 2005; posteriormente Loveless foi lançado nos EUA sob licença da Media Blasters em 2006, formando um conjunto de três DVDs. 
Personagens principais: 



Ritsuka Aoyagi
→ Ritsuka Aoyagi: 

Ritsuka é um garoto de 12 anos de idade, de baixa estatura, cabelos pretos e lisos e olhos cor de violeta. Outrora ele era um estudante popular que tirava notas medianas e se dava bem com todos seus colegas, porém com o trauma da perda trágica de seu irmão mais velho Seimei morto dentro da escola, o garoto acaba sofrendo de amnésia e se nega a fazer amizades, confiar nas pessoas se torna algo quase impossível, para tentar recuperar sua memória ele frequenta regularmente sessões de terapia com uma psicóloga. No começo da narrativa Ritsuka possui uma personalidade fria, porém bastante madura, desde o assassinato de seu irmão, o único em quem ele confiava, o garoto mora sozinho com a mãe Misaki que sempre lhe agride chegando por vezes a feri-lo. 

Soubi

Ritsuka

Kemonomimi

O Kemonomimi (orelhas de fera) denomina um estilo de desenho com traços de animais; neste estilo os personagens adquirem feições e características de qualquer animal, podendo ter orelhas, caudas, garras ou dentes afiados. O Kemonomimi é subdividido em outras denominações dependendo do animal o qual se pretende tomar características emprestadas. 

Em Loveless, a característica física que define os personagens puros e virgens é a Nekomimi (orelhas de gato), onde os protagonistas são representados contendo traços felinos como orelhas de gato e cauda felpuda.  Ritsuka possui orelhas e rabo de gato o que no contexto significa que ele é virgem. 


 → Soubi Agatsuma: 

Um adulto de 20 anos, alto, magro, de cabelos longos e loiros com belos olhos azuis, usa óculos, é fumante e cursa a faculdade de artes. Soubi era o combatente de Seimei, porém quando este morreu ele fez de Ritsuka um substituto acabando por se apaixonar perdidamente por ele, a paixão e a personalidade excêntrica de Soubi acabam por confundir Ritsuka que por vezes se encontra totalmente perdido em meio à complexidade desta amizade. 
Ex-aluno da Academia Sete Luas, uma escola para combatentes, Soubi teve como professor o rigoroso Minami Ritsu que é o responsável pela falta de suas orelhas de gato, outrora sinal de sua pureza, assim como também pela cicatriz “Beloved” (amado) em seu pescoço. Soubi é provavelmente a única pessoa que conhece as circunstancias da morte de Seimei, porém se nega a revelar qualquer informação nem mesmo com os apelos de Ritsuka.



SoubiAgatsuma




Sinopse: 

Tudo começa há dois anos quando Seimei é carbonizado dentro de uma sala de aula do colégio onde ele e seu irmão mais novo estudavam, abalado Ritsuka perde suas memórias sofrendo de amnésia, o que o obriga a fazer terapia e se transferir de colégio. Traumatizado o jovem se isola de tudo e de todos e nem a espirituosa Yuiko Hawatari, sua linda colega de classe que tanto se empenha em conseguir sua amizade e afeição parece conseguir quebrar esta barreira invisível. 
Solitário, sombrio e sem esperanças Ritsuka um dia saindo da escola é abordado por Soubi que lhe diz ter sido o melhor amigo de seu irmão, chamando assim a atenção do garoto; em um passeio ele revela que era o combatente de Seimei, e aqui entra uma parte um tanto complicada da estória.


Cada combatente tem um Sacrifício e vice versa, cada combatente é rigorosamente treinado em uma escola especial e lutam entre si em uma batalha de feitiços comandados pela força da palavra, neste caso a luta em si não é real e sim moral, vence quem tiver mais determinação e habilidade, entretanto podem chegar a se ferir fisicamente. 
O Sacrifício é quem recebe os danos da batalha, portanto é a pessoa a quem o Combatente deve defender e também é a pessoa de quem ele recebe ordens, quem o comanda em batalha. Por uma estranha lei os Combatentes e os Sacrifícios devem ter os mesmos nomes, nomes que são definidos pela época de seu nascimento, pois esta é a ligação que os une em pensamento e alma. 

"Eu apenas preciso de uma pessoa para me controlar completamente...
este é meu desejo"
Seimei ordenou a Soubi que após sua morte ele cuidasse de seu irmão mais jovem fazendo dele seu Sacrifício para que assim o protegesse; Ritsuka e Soubi não possuem o mesmo nome, logo não são aceitos como sendo legítimos Combatente e Sacrifício, sendo que Ritsuka é denominado “Loveless” (sem amor) enquanto Soubi é “Beloved” (com amor) como seu antigo mestre Seimei. Por terem nomes diferentes o poder do combatente (Soubi) cai pela metade, o obrigando a utilizar-se do dobro de sua concentração e habilidades para vencer uma batalha. 
Durante o decorrer da estória Soubi acaba por confundir Ritsuka com sua intimidade repentina e suas reivindicações extravagantes exigindo do garoto que ele seja seu mestre em todos os sentidos. 
Em busca de respostas Ritsuka vasculha o computador de Seimei e descobre que seu irmão pode ter sido assassinado por uma organização denominada Sétima Lua. Juntos soubi e Ritsuka desafiam a organização para descobrir a verdade sobre a morte de Seimei e o real motivo da amnésia de Ritsuka, porém o garoto pode descobrir que seu irmão, a única pessoa em quem ele confiava não é exatamente como ele imaginava que fosse.


A trilha sonora é outro show a parte, Michiyuki de Kaori Hikida, um dos temas de encerramento chega praticamente a nos tocar o coração:



Michiyuki (tradução)

Mesmo que você me abrace até que isso se torne sufocante,
Nós jamais nos tornaremos um só.
Em um lugar mais profundo do que a gentileza,
Nós tocarmos é apenas dor.
Por favor, amarre-nos um ao outro.
Nós não sonharemos mais,
Unir as mãos no incerto,
Caminho em direção,
Ao cruel amanhecer.
As verdadeiras palavras estão certamente,
Em algum lugar do mundo real,
Se escondendo,
Em nossa noite sem palavras.
Mesmo agora,
Encontrarmos um ao outro é pedir para conhecermos a solidão,
Nós não saberemos até trocarmos um beijo.
Mesmo assim, estou tremendo de alegria,
Por ter encontrado você.
Por favor, apoie o meu coração.
Nós não sonharemos mais,
Nós não podemos correr para um lugar quente.
Nós iremos certamente superar,
Ao cruel amanhecer,
A quietude abandonada.
Nós certamente encontraremos,
As verdadeiras palavras,
Na permissão de amavelmente,
Machucarmos um ao outro,
Algum dia com certeza.
Mesmo que você me abrace até que isso se torne doloroso,
Nós jamais nos tornaremos um só.
Frias estrelas de antes do amanhecer,
Por favor, ilumine,
O caminho que é apenas nosso.


→ Resumindo: 

A narrativa e a estruturação da trama nós é passada através de Ritsuka conforme ele vai descobrindo suas memórias do passado e obtendo novas experiências, a estória é forte e fragmentada, o que nos obriga a prestarmos bastante atenção para não nos perdermos no contexto. 
Em meio a batalhas morais, descobertas, angústias, dramas pessoais, as dificuldades de um relacionamento conturbado e as pequenas realizações diárias refletem a total complexidade da alma humana e nos conquistam pelo grande apelo emocional da obra, recomendado até mesmo para aqueles que não simpatizam com o gênero Shonen-Ai. 

Edição comemorativa


Os irmãos Aoyagi
Combatente e Sacrifício

Fontes de pesquisa: WikipediaPT + WikipediaEN + SimplesAnime + LovelessBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário