domingo, 7 de julho de 2013

Filme Além da Escuridão - Star Trek - Resenha



Conforme eu havia prometido no post anterior (clique aqui para lê-lo), hoje trago a resenha do novo filme de Jornada nas Estrelas, “Além da Escuridão – Star Trek”, que estreou mês passado nos cinemas brasileiros. Esta resenha não contém spoilers, podem ficar tranquilos, rsrs... Espero que gostem! ;)

Ti fofura!  *-*


Filme Além da Escuridão – Star Trek

Movido pelo sucesso do filme anterior (Star Trek, 2009), o reboot da Série Clássica de Jornada nas Estrelas continua nesta sequência, intitulada “Além da Escuridão – Star Trek” (Star Trek Into Darkness, 2013). Com 132 minutos de duração, dirigido novamente por J.J. Abrams, e atuando Chris Pine, Zachary Quinto, Karl Urban, Zoë Saldaña e Benedict Cumberbatch, o longa promete uma visão mais complexa e sombria do universo alternativo criado em 2009, e deve-se dizer que ele obteve sucesso em sua pretensão.

Pôster do filme

Pôster do filme

Depois que James Kirk assumiu seu posto de capitão na U.S.S. Enterprise, vem enfrentando diversos problemas com o regulamento da Frota Estelar, por causa de sua personalidade extremamente impulsiva. Porém, quando um renegado da Federação, John Harrison, comanda um ataque a uma base ultrassecreta da organização, matando vários inocentes, Kirk é convocado para liderar uma perseguição implacável contra o inimigo, sem saber que surpresas sombrias o aguardam nessa nova jornada.

Spock e Kirk

Spock e McCoy (o conhecido olhar de desaprovação do doutor :p )

Tirando do foco principal a ficção científica em si, e apostando em um ritmo constante de ação e aventura, com trilha sonora e efeitos especiais dignos de indicações ao Oscar, o novo filme possui a vantagem de trazer os personagens principais já consolidados em seus papéis, dispensando as apresentações feitas no filme anterior. Porém, isto não quer dizer que o longa seja independente, muito pelo contrário: ele dialoga a todo momento com o filme de 2009 e com todo o universo anterior de Jornada nas Estrelas. A começar pelo tema da história, que mostra o terrorismo e as intenções ocultas dentro da Federação, a entidade máxima do universo da franquia. Tal tema já foi retratado em várias séries de Jornada nas Estrelas, e aqui recebe uma nova abordagem ao se unir com outro elemento, também já conhecido pelos fãs mais antigos: o vilão da história, que recebe o nome de John Harrison, mas que no decorrer do filme tem a sua real identidade revelada.

John Harrison (interpretado por Benedict Cumberbatch)

John Harrison

Percebe-se que o antagonista faz clara referência a um episódio e ao um filme anterior da Série Clássica. Porém, usando-se do fato de que o universo retratado nos novos filmes não é o mesmo da série original (se tratando, portanto, de uma realidade alternativa), J.J. Abrams traz outra história com esses antigos elementos, não se constituindo a nova obra, dessa forma, um simples remake das anteriores. A atuação excelente de Pine, Quinto e Cumberbatch muito contribui para consolidar esta nova narrativa.

"O Vulcano que brincava com fogo"

Olhar 43 de Uhura (bitch, please!)

Além do vilão, há vários outros personagens e situações que referenciam as histórias anteriores de Jornada, se constituindo assim um prato cheio para os fãs da série. E o novo filme também mantém a tradição da franquia de fazer crítica social através da ficção científica, pois o tema do terrorismo pode muito bem ser visto como um espelho da guerra dos EUA contra o Iraque. Sendo assim, “Além da Escuridão – Star Trek” renova a franquia, como o filme de 2009, mas desta vez mais recheado e com bases sólidas para a história, o que certamente agrada mais aos antigos fãs. Porém, o novo longa conta com uma narrativa forte o suficiente para não deixar de fazer sentido a quem não conhece todo o universo de Jornada nas Estrelas.

Elenco do filme

"Encontre o que você ama" (eu já encontrei... :p )

Nenhum comentário:

Postar um comentário